2

(Parênteses) Encontro Gourmet: Dourado ao Forno


Bom dia amores!!!
Fim de semana sempre pede um almoço ou jantar especial né? Então vejamos a sugestão da nossa chef Sâmara Martins para hoje: Dourado ao Forno. Hum, só de imaginar fico com água na boca.


“Esta receita de dourado ao forno é de fácil preparo e conta com ingredientes bastante simples, como é o caso da batata, da cenoura, tomate e limão. O dourado é um peixe que pode ser facilmente substituído por outro de carne branca de sua preferência.
Os peixes de carne clara como o dourado, o bacalhau, badejo, corvina, carpa, garoupa, linguado e a pescada, por exemplo, apresentam menor quantidade de lipídeo (gordura) que os outros peixes.  Além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais.”
Ingredientes:
1kl dourado limpo
400g  de batatas
2 limões
150g de cenoura
250g de tomates
30g de alho em pasta ou picado
150 ml de azeite
100 ml vinho branco seco
Sal
Pimenta do reino



Modo de preparo:
A primeira coisa a fazer é temperar o peixe. Faça cortes profundos com uma faca pontuda na parte de cima do peixe, como se estivesse cortando em filés. Lembre-se, são cortes profundos mas sem cortar até o fim. Tempere com sal, pimenta-do-reino, alho picado, e o suco de 1 limão. Reserve por aproximadamente 1 hora.
Corte a cenoura, as batatas, os tomates e o limão em rodelas bem finas.  Reserve as rodelas de limão e de tomate. Refogue por cerca de 10 minutos a batata e a cenoura em 100 ml de azeite.
Numa assadeira, faça uma “caminha” de legumes e coloque o peixe sobre ela. Comece a montagem da seguinte maneira: nos cortes feitos com a faca enfie meia rodela de limão alternando com a fatia de batata, fatia de tomate e a fatia cenoura. Regue com o vinho branco e o restante do azeite. Cubra com papel alumínio e deixe assar no forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos. Retire o alumínio e deixe no forno por mais 15 minutos. Sirva quente.

Por Sâmara Martins – Blog Encontro Gourmet

E o que acharam? Eu amo peixe e fiquei na vontade de fazer, acho que vou começar a me arriscar nesta receita ;-)
Desejo que tenhamos um fim de semana maravilhoso!!!

Encontro Gourmet

Beijo,
Leidi Sampaio

2 comentários:

  1. Parece ser simples de fazer... E parece ser bom demais. hahaha :3
    Fiquei até com fome. hahaha Acho que vou tentar fazer também. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/ <3

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo viu Ana, e eu fiquei com água na boca e na vontade de tentar também rs
    Beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para este espaço! Então deixe o seu comentário.
Obrigada, Leidi :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...